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OS 10 PASSOS PARA SE IMPLEMENTAR COM SUCESSO A METODOLOGIA FUNIL DE VENDAS

Os 10 Passos para se implementar com sucesso a Metodologia Funil de Vendas

Os 10 passos para se implementar com sucesso a Metodologia Funil de Vendas

A Metodologia Funil de Vendas nada mais é do que a representação “gráfica” de todas as oportunidades de vendas da empresa, segmentada por etapas que formam o ciclo de vendas de um determinado canal de vendas.

É uma analogia que procura mostrar que uma venda só está concluída depois de passar por um processo, por um conjunto de ações de responsabilidade de um vendedor.

As funções básicas do funil de vendas são:

 

  • Ajudar você a trabalhar uma oportunidade de vendas desde sua prospecção até o seu fechamento, ou até que ela esteja perdida, ou não seja mais viável;
  • Possibilitar definir onde essa oportunidade está nesse processo. Saber onde está ajuda você a saber o que precisa ser feito;
  • Permitir saber com precisão qual é a capacidade do seu funil, a qualquer momento, para fechar novos negócios suficientes para atingir sua cota anual e estabelecer um plano para realizá-lo;
  • Prover métricas valiosíssimas que permitem obter mais eficiência e eficácia da Força de Vendas, com impacto no volume e no ciclo de vendas;

Abaixo listamos os 10 passos para se implementar com sucesso a metodologia funil de vendas.

Os 10 Passos

  1. Criar uma visão
  2. Definir objetivos e metas de vendas
  3. Definir os termos de uso
  4. Gerar relatórios
  5. Dialogar
  6. Criar um “funil de vendas” customizado
  7. Hospedar os dados
  8. Auditar o funil de vendas rotineiramente
  9. Definir a quota por período da equipe de vendas
  10. Medir a eficiência e eficácia

Visão é como a Organização se vê no futuro. A visão é a Organização aspirando a algo (o que será alcançado?) e inspirando stakeholders (por que esse algo merece ser alcançado?). A visão de uma Organização traduz um conjunto de intenções e aspirações para o futuro, mas não detalha o modo de alcançá-las (isso será feito nas etapas seguintes do Planejamento Estratégico). Assim, a visão procura servir de modelo para todos os integrantes e participantes na vida da empresa, com o objetivo de atingir a excelência profissional, melhorando as capacidades individuais.”

Portanto, crie uma visão inspiradora para a sua equipe comercial, como exemplo: “Somos uma equipe comercial de alta performance, organizada, disciplinada e que contribui para o sucesso dos nossos clientes.”

Quanto à hospedagem dos dados – passo 7, convenhamos, não há justificativas nos dias atuais de fazê-la em uma planilha Excel.

Mesmo se o seu negócio não alcançou as cifras dos milhões de Reais, investir US$ 15,00 por mês por usuário é irrisório frente a todos os benefícios que um CRM lhe entrega – indo muito além de organizar suas oportunidades de negócios (funil de vendas).

Que tal eliminar as tarefas entediantes com automatizações de vendas?

Normalmente, os vendedores ficam surpresos quando descobrem a quantidade de horas que dedicam a tarefas administrativas, e tempo é algo valioso no ambiente de vendas. Felizmente, a tecnologia atual oferece algumas soluções de automatização de vendas, incluindo softwares dedicados e inteligência artificial, para processar automaticamente uma parte crescente dessas tarefas repetitivas.

Por exemplo, você pode desencadear o envio de modelos de e-mail personalizados sempre que um negócio for criado, ou mover um negócio para outra etapa do funil, mantendo os leads quentes, ao mesmo tempo que você se concentra em tarefas de alta prioridade.

E que tal ter um Assistente de Vendas?

Embora a ideia de eliminar as tarefas entediantes seja tentadora, às vezes, é difícil saber por onde começar. É aí que o assistente de vendas pode ajudar.

Esta ferramenta popular de automatização de vendas apresenta cartões baseados em comportamento contendo dicas de desempenho, recursos recomendados e integrações com aplicativos e outras informações úteis. O sistema também notifica você e sua equipe sempre que uma alteração for feita nas configurações da sua conta, garantindo que todos estejam na mesma página. Para ajudar você a focar nas vendas, todos os cartões e notificações aparecem apenas nas situações mais relevantes, ou seja, na hora e contexto certos, e desaparecem quando deixam de ser úteis.

O CRM Pipedrive – usado por mais de 100.000 empresas em 179 países – lhe ajudará a implementar, praticamente, os 10 passos em sua totalidade, incrementando exponencialmente sua eficiência e eficácia.

Teste Grátis por 30 dias com acesso a todas as funcionalidades e sem necessidade de cartão de crédito.

Os outros passos são detalhados no curso “Gestão Estratégica de Oportunidades de Vendas” ministrado pela HSS.

Venda Mais, Melhor e Mais Fácil!

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