MENTORIA PROFISSIONAL EM VENDAS B2B
Derivado do inglês (mentoring), a mentoria pode ser entendida como tutoria ou apadrinhamento.
Basicamente, trata-se de uma ferramenta de desenvolvimento profissional que consiste na ajuda oferecida por alguém experiente (mentor) a outro com menos experiência ou iniciante (mentorado/mentee).
A Mentoria Profissional em Vendas destaca-se pela contratação de um profissional externo à companhia, com vasto conhecimento e anos de solução de problemas na área de vendas, liderança e gestão. A mentoria pode ser posicionada nas organizações para aumentar o desempenho, o engajamento e a retenção … e a baixo custo.
Metodologia
Em geral, o processo consiste em 06 a 10 sessões quinzenais de 90 minutos entre o mentorado e seu mentor, que seguem uma estrutura clara, regras básicas e um foco centrado no crescimento profissional do mentorado.
Nos orientamos pela estrutura de uma das maiores especialistas no mundo em mentoria, a PhD Wendy Axelrod.
Wendy Axelrod tem um histórico de 35 anos ajudando organizações a desenvolver seus líderes. e profissionais. Ela é uma especialista reconhecida em Desenvolvimento de Talentos que projetou e implementou programas de desenvolvimento de liderança, programas de treinamento, processos de mentoria e sistemas de gerenciamento de sucessão.
Público Alvo
Empreendedores/Profissionais de Vendas que desejam alavancar suas carreiras ou negócios.
Benefícios
- Resultados Melhores em Menor tempo
- Compreender os “prós” e “contras” de diferentes opções ao tomar decisões
- Maior autoconhecimento e disciplina
- Expandir sua rede de relacionamentos
- Suporte na criação de uma nova empresa
- Discutir cenários para testar ideias e planos
- Feedback positivo e construtivo em áreas de desenvolvimento profissional e pessoal
Distinções Gerais entre Mentoria e Coaching
- O mentor usa conhecimento e experiência específicos – de profissão, de aspectos da vida – que atendem às demandas do mentorado. Ocorre transmissão dessa bagagem para o mentorado, que vai uni-la ao saber que já possui, para se desenvolver. Já o coach usa seu conjunto de ferramentas para estimular o cliente a gerar soluções a partir da sabedoria do próprio cliente.
- O mentor que não passou por formação em Coaching provavelmente não dispõe da maioria das ferramentas do coach. Seu diferencial será o binômio conhecimento-experiência.
- O Aconselhamento é raro ou ausente no Coaching. No Mentoring há maior liberdade para aconselhar (com os devidos cuidados) e dar exemplos de situações da vida pessoal e profissional.
- A maior possibilidade de convivência entre mentor e mentorado, inclusive fora do ambiente profissional, torna mais provável o surgimento (não obrigatório) da Confirmação e de situações de Abertura para o Relacionamento, em vários casos levando à amizade. No Coaching, a Abertura para o Relacionamento não é um foco do processo.
- O Papel de Modelo é um dos fundamentos do Mentoring. No Coaching não há foco nessa função.
fonte: ERLICH
Venda Mais, Melhor e Mais Fácil!