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O VENDEDOR DE MINDSET FIXO!

O Vendedor de Mindset Fixo

Mindset - A nova psicologia do sucesso

A motivação para escrever este artigo foi o maravilhoso livro Mindset – A nova psicologia do sucesso, da escritora Carol S. Dweck, que me remeteu à uma reflexão mais profunda sobre o poder destruidor do mindset fixo nos resultados comerciais das empresas.

Este breve artigo tem a única pretensão de alertar aos profissionais e gestores de vendas sobre o tema mindset e seu impacto no negócio, ressaltando a necessidade de um maior aprofundamento na questão.

Mindset é uma palavra que significa “a maneira de uma pessoa pensar” ou seu modelo mental. De acordo com Carol Dweck, há dois mindsets: o Mindset Fixo e o Mindset de Crescimento.

Assita a este vídeo produzido pela Pipelearn – empresa que transforma livros de negócios em animações de poucos minutos.

Mindset Fixo

Para o Mindset Fixo, a Inteligência é estática, o que leva a um desejo de parecer inteligente, causando uma tendência a evitar desafios, ficar na defensiva diante de obstáculos, ou desistir facilmente, enxergando o esforço como algo infrutífero, vendo o feedback negativo como inútil e sentindo-se ameaçado pelo sucesso dos outros.

Você identificará facilmente profissionais de mindset fixo em momentos em que a empresa precisa implementar ações de mudança para reagir às constantes mudanças de mercado, tecnologia, entre outras.

Em processos de mudanças podemos identificar quatro respostas típicas: o crítico que se opõe vocalmente à mudança, a vítima que entra em pânico, o espectador que evita se envolver e o navegador da mudança que é resiliente e capaz de se adaptar às novas circunstâncias.

Claramente os de mindset fixo serão o “crítico” e a “vítima”.

Mindset de Crescimento

Para o Mindset de Crescimento, a inteligência pode ser desenvolvida, o que leva a um desejo de aprender e provocando uma tendência a abraçar os desafios, persistir nas dificuldades, ver o esforço como um caminho para o êxito, ver nas críticas e feedbacks negativos uma oportunidade de desenvolvimento e, por fim, encontrar lições e inspiração no sucesso dos outros.

Em que tipo de mindset você classificaria um profissional de vendas que boicota o CRM, os relatórios de visitas, os processos internos da empresa e que, após os cursos e treinamentos, mantém os velhos hábitos? Aqueles que numa situação de vendas baixas, culpam o mercado, a concorrência etc.? Tem grande dificuldade de se auto avaliar ou aceitar feedbacks, e não se preocupam em fazer as coisas de forma diferente ou se qualificar melhor? Para eles, os culpados são sempre os outros.

Veja a seguir outro parágrafo transcrito do livro da Carol S. Dweck, e reflita sobre a importância de uma nova perspectiva de mindset de crescimento na sua empresa.

“Estudos […] mostram que muitos gestores não acreditam em mudança pessoal. Esses gestores de mindset fixo buscam simplesmente o talento existente – julgam os funcionários como competentes ou incompetentes logo de início, e isso é tudo. Fazem pouco treinamento e desenvolvimento, e, quando os funcionários realmente melhoram, talvez não percebam, mantendo-se presos à impressão inicial. Além disso, são muito menos propensos a buscar ou aceitar feedback crítico de seus funcionários. Por que treinar funcionários se eles não podem mudar e por que obter feedback deles se você não pode mudar?”

Enquanto o mundo discute euforicamente sobre a Quarta Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0, que é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem, a pergunta a ser feita é: Sua empresa possui profissionais e um modelo de gestão comercial 4.0?

Venda Mais, Melhor e Mais Fácil!

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Um comentário

  1. Marcos Xixa Treiber disse:

    Mude seu mind set antes que mudem você.
    Parece algo contundente, quase agressivo, mas é de fato algo necessário.
    Excelente artigo!

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