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CHECK-UP DE COMPETÊNCIAS EM VENDAS

Check-up de Competências em Vendas​

Check-up de Competências em Vendas

Você já realizou seu check-up médico geral este ano?

O check-up médico consiste na realização de uma série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, com a finalidade de avaliar a saúde do paciente como um todo, podendo diagnosticar doenças ou condições predisponentes de forma precoce.

De maneira similar, o check-up de competências em vendas tem como objetivo, através de uma série de testes e avaliações, identificar quais competências críticas em vendas estão ausentes ou debilitadas – no momento do “exame” – de forma a tomar ações corretivas e/ou preventivas para garantir uma alta performance do profissional de vendas e/ou de toda sua equipe.

Quando aplicar?

Este check-up pode ser aplicado durante o processo de contratação de profissionais de vendas ou para desenvolver a equipe de vendas existente.

Também é comumente usado como parte de programas de treinamento de vendas. O check-up atua como uma ferramenta de análise de necessidades de treinamento, além de fornecer informações inestimáveis individualmente.

Portanto, as necessidades de treinamento podem ser agrupadas e também os requisitos individuais atendidos por meio de uma abordagem combinada, incluindo workshops, aprendizado digital, coaching individual e mentoring por um profissional altamente especializado.

Quais competências o “Check-up de Competências em Vendas” mede?

O teste desenvolvido pela HSS é formado por aproximadamente 100 afirmações cobrindo 11 categorias da área de vendas. O respondente assinala o grau de concordância para cada uma delas. As 11 áreas incluem:

  • Planejamento e preparação
  • Prospecção
  • Avaliação de necessidades de negócios/pessoais
  • Apresentação de soluções
  • Superando objeções de vendas
  • Fechando e solicitando a venda
  • Negociação
  • Follow-up (Acompanhamento)
  • Autodesenvolvimento
  • Consultor de confiança
  • Gestão de Contas

Ao completar o teste o profissional e/ou líder de vendas receberá um relatório personalizado e dicas de como melhorar cada competência.

Check-up de Competências

Vale ressaltar que todas as afirmações podem ser respondidas entre 20 a 30 minutos, e é importante que haja total concentração do respondente.

Como exemplo, para avaliar a competência na área de Follow-up (Acompanhamento), as afirmações são:

Definição: Follow-up é uma série de interações que o profissional de vendas realiza com o cliente ou cliente em potencial, por diferentes canais de comunicação, com o objetivo de se informar, construir relacionamento, eliminar objeções, reforçar sua mensagem de valor e diferenciação e, principalmente, fechar o negócio.

  • Documento todas as interações com clientes e prospects no CRM, incluindo tópicos chave e próximos passos, para garantir um acompanhamento eficaz.
  • Demonstro persistência e proatividade na comunicação com clientes e prospects, buscando contato por diferentes canais até obter uma resposta.
  • Defino datas e ações específicas para o acompanhamento de cada cliente e prospect, garantindo um follow-up estratégico e oportuno.
  • Forneço conteúdo de valor e relevante para clientes e prospects durante o ciclo de vendas, demonstrando expertise e auxiliando na tomada de decisão.
  • Confirmo com o cliente ou prospect a melhor forma de comunicação para o acompanhamento, garantindo uma experiência personalizada e eficiente.
  • Implemento um sistema estruturado para o acompanhamento de reuniões, propostas, decisões e outros pontos relevantes, garantindo organização e eficiência no processo de vendas.

Avaliação de 180 Graus e Customização

Neste tipo de avaliação, o profissional de vendas realiza o teste para se autoavaliar e, seu líder direto, realiza o mesmo teste tendo este profissional de vendas em perspectiva.

O relatório final realiza um comparativo de ambas avaliações, destacando as principais divergências entre a autoavaliação e a perspectiva do líder. Também identifica de forma prática, os principais pontos fortes e fracos da avaliação.

O líder de vendas poderá ainda realizar uma avaliação comparativa entre todos os membros de seu time de vendas.

O teste ainda poderá ser customizado para alinhar às competências críticas e desejadas pela empresa contratante, e alinhado à descrição de cargo do profissional de vendas (job description).

Conclusão

A combinação do teste de competências em vendas com de personalidade, é a melhor combinação possível para desenvolver seus talentos de vendas existentes ou ajudar a empresa a recrutar os melhores.

Como você pode descobrir se está obtendo o melhor de sua equipe de vendas atual? No que eles são bons? O que precisa melhorar?

Antes de começar a desenvolver seus vendedores, você precisa entender seus comportamentos, motivadores e habilidades pessoais. Uma compreensão completa do que está acontecendo em sua cabeça é necessária para desenvolver um desempenho de vendas de alto nível.

Treinar sua equipe em áreas que não precisam ser aprimoradas pode custar muito tempo, perder vendas e dinheiro.

Da mesma forma, pode ser muito caro se você selecionar a equipe errada, portanto, ser capaz de obter uma visão geral dos comportamentos e motivações de alguém antes de começar com você pode realmente ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre se eles serão adequados e também se eles vão executar.

Venda Mais, Melhor e Mais Fácil!

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