Gestão da Mudança & Treinamento de Vendas
Muitos líderes de vendas quando contratam uma solução de aprendizagem não se dão conta, num primeiro momento, que haverá um desafio adicional, pós treinamento, que é a gestão da mudança. Sim, mudança, pois não há sentido em treinar a equipe em novas competências para que continuem a fazer uso daquelas antigas e ineficientes.
As organizações devem adaptar-se continuamente devido às mudanças nas condições de mercado, demandas dos clientes, tecnologias, custos de insumos, expectativas dos acionistas e concorrência. Elas devem se adaptar a essas mudanças no ambiente ou arriscar-se a tornar-se irrelevantes, não competitivas ou serem devoradas pela concorrência.
Mas há um problema! As pessoas, em geral, não gostam de mudanças! O desafio para as organizações é ajudar o pessoal a passar de uma postura de “alarme” para “ação”, sem cair em desespero ou cinismo.
Quatro respostas típicas à mudança são a “crítica”, que se opõe vocalmente à mudança, a “vítima” que entra em pânico, o “espectador” que evita se envolver e o “navegador” da mudança que é resiliente e capaz de se adaptar às novas circunstâncias.
Mesmo antes de sermos contratados para aplicar uma solução de aprendizagem, procuramos alertar e orientar os líderes sobre a importância da elaboração e implementação de um plano de gestão de mudanças, mesmo que seja simples. Não o fazer será, inevitavelmente, um grande desperdício de recursos.
Espero que curtam o vídeo deste post, gentilmente autorizado pela “Change Activation” e que pode ser baixado neste link “What is Change Management video“, ou ainda uma versão em pdf na Língua Portuguesa.
Aos líderes que desejam se aprimorar na “arte da gestão da mudança”, um livro imperdível e um dos grandes bestsellers sobre o tema é “Quem mexeu no meu queijo?” de Spencer Johnson.
Quem mexeu no meu queijo?
Inicialmente publicado em 8 de setembro de 1998, esta é a nova edição de um dos maiores sucessos do mercado editorial brasileiro em todos os tempos.
Spencer Johnson criou uma história divertida e esclarecedora sobre quatro personagens – dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho dos roedores que vivem em um labirinto, numa eterna procura por queijo, que os alimenta e os faz felizes.
O queijo é uma metáfora daquilo que se deseja na vida, seja um bom emprego, um relacionamento amoroso, dinheiro, saúde ou paz espiritual. O labirinto é o local onde as pessoas procuram por isso: a empresa onde se trabalha, a família ou a comunidade na qual se vive.
Nesta história, os personagens se deparam com mudanças inesperadas. Um deles é bem-sucedido e escreve o que aprendeu com sua experiência entre as paredes do labirinto. Suas palavras ensinam a lidar com a mudança para viver com menos estresse e ter mais sucesso no trabalho e na vida pessoal. Escrito para pessoas de todas as idades, Quem mexeu no meu queijo? é uma leitura rápida, mas que traz ensinamentos que vão permanecer por toda a vida.
Venda Mais, Melhor e Mais Fácil!